Em algumas conversas, e sessões veio o valor Integridade.
E numa reflexão muito pessoal, e desmembrando a palavra, integridade a condição de estar inteiro, que leva para palavras como honestidade, verdade…Dei comigo a escrever, aquilo que faço de uma forma terapêutica comigo, neste caminho que todos os dias escolhi um dia percorrer, o que que para mim é integridade e a pergunta foi: Onde está a integridade na minha vida?
E intuitivamente respondi no processo de autoconhecimento que faço todos os dias!
Ontem veio de novo em conversa, todo o meu percurso hospitalar, e ontem percebi que foi exatamente neste percurso que comecei a entender em mim o valor da integridade, do ser integral que somos enquanto seres humanos.
Ser Integral, ser inteiro é todos os dias viver em verdade, primeiro comigo mesma e consequentemente com o outro.
Se é fácil? Não nem sempre… Para mim talvez dos processos mais complexos do autoconhecimento, principalmente a integridade para connosco mesmos, pois esta muitas vezes vai pedir-te coragem, vai pedir-te determinação, escolha, compromisso… Vai pedir-te dizer Não, mas como ouvia alguém que amo dizer, é um Não que é sim, um sim a nós e ao outro, na verdade de quem sou! E só aqui há espaço, para a integridade do outro!
Para viver a vida em Saúde e Felicidade, o lema que defendo, todos os dias tenho que perorrer este caminho de autoconehcimento, permitindo-me ser ciclica, cair e levantar quantas vezes forem necessárias, em cada renascimento uma nova força e mais integra comigo mesma.
Sabes que mais? Ser integral é ser fiel a ti mesmo, e por vezes sentes a remar contra aquilo que toda a vida achaste ser correcto, desconstruir, para construir .
Hoje agradeço de coração cheio todo o caminho que percorri até aqui, principalmente aos 11 anos de prática hospitalar, por me mostrar este caminho.
Hoje posso e sinto dizer que estou no caminho certo para cada vez viver mais em integridade comigo e contigo que também sintas em ti, querer fazer este caminho de autoconhecimento.
Confesso, que cada vez que mais percorro este caminho comigo mesma, entendo em mim, que o autoconhecimento pode ser visto e feito de uma forma leve, simples,descomplicada e alegre… pode ser visto como um verdadeiro atelier em que amorosa e alegremente vais esculpindo o SER Humano único que existe dentro de ti.
Se acredito que viemos para ser sáudaveis e felizes, se acredito num mundo melhor, se acredito em cuidados mais humanizados, se acredito numa visão integral da saúde? SIM ACREDITO!
E são todos estes acreditares, que me fazem todos os dias caminhar em maior e para uma cada vez maior integridade! Todos os dias mais uma passo, todos os dias novas aprendizagens, todos os dias mais uma ideia, mais uma concretização…
Cada vez mais sinto em mim, ter a missão de relembrar ao ser Humano a sua capacidade natural de Ser único que é, de (re)encontrar a sua integridade, para assim contribuir para uma saúde integral e cuidados mais humanizados.
Ajudar-te, neste caminho de uma forma leve, segura, descomplicada e acima de tudo alegre e em muito amor., sem julgamento. Ajudar-te a esculpir a verdadeira obra de arte que existe em ti.
Viver em consciência com o Mestre interior, o nosso coração, a minha grande missão pessoal, e ajudar-te a ti que sentes querer também vivê-la.
Seguimos juntos, dou-te a mão e vamos juntos, em leveza, alegria e muito amor, pela construção de um Mundo Melhor que começa hoje em cada um de nós, pelas nossas crianças, pois sempre foram e sempre serão a minha fonte de inspiração!
Um abraço
Cidália